Greg Van Avermaet, anunciou em um vídeo que está se aposentando como ciclista profissional no final desta temporada. Ele tem 37 anos e está atualmente na equipe AG2R. Apesar de ter sido campeão olímpico o Rio de Janeiro em 2016, Van Avermaet, não conseguiu competir com sucesso nos últimos anos em comparação com ciclistas como Van Aert, Van der Poel e Pogacar. Ele anteriormente afirmou que não tomaria uma decisão sobre seu futuro até depois da primavera, mas agora ele decidiu pendurar a bicicleta duas semanas antes de seu 38º aniversário.
Em seu post de despedida no Instagram, Van Avermaet começa dizendo que infelizmente sua aventura está chegando ao fim. Embora tenha sido uma decisão difícil, ele olha para suas conquistas com muito orgulho, dando o seu melhor todos os dias para não ter arrependimentos. Ele agradece a todos que acreditaram nele e o ajudaram em sua carreira, incluindo seus fãs que o apoiaram não apenas em momentos de glória. Agora, ele pretende passar mais tempo com sua esposa e filhos e encontrar outros objetivos na vida que possa perseguir com a mesma paixão. Ele promete dar tudo pela AG2R-Citroën até o final da temporada e agradece a equipe pela confiança depositada nele nos últimos três anos, esperando terminar com bons resultados.
Van Avermaet começou sua carreira como goleiro nas categorias de base do KSK Beveren, mas em 2006, trocou as luvas pelas bicicletas e se juntou à equipe de desenvolvimento da equipe WorldTour Lotto, o Jong Vlaanderen. No ano seguinte, ele foi promovido para a equipe principal, então conhecida como Predictor-Lotto, e já mostrava seu potencial com uma vitória de etapa na Vuelta em 2008.
No entanto, foi na BMC que Van Avermaet alcançou seus maiores sucessos, tendo passado a maior parte de sua carreira na equipe americano-suíça de 2011 a 2018. Ele teve anos de pico em 2016 e 2017, ganhando o Omloop Het Nieuwsblad duas vezes, Gent-Wevelgem, E3 Harelbeke e até um monumento com Paris-Roubaix. Seu maior triunfo nas estradas foi a corrida olímpica no verão de 2016 no Rio, onde conquistou a medalha de ouro.
Nos grandes circuitos, Van Avermaet enfrentou dificuldades por um tempo, com Peter Sagan sendo seu maior rival. Mas em 2015, em Rodez, ele quebrou o feitiço e venceu uma etapa do Tour. No Tour de 2016, ele venceu mais uma etapa e vestiu a camisa amarela. Ele também liderou o Tour de 2018 por pelo menos oito dias.
Apesar de sua longa lista de honras, Van Avermaet nunca conseguiu vencer o Tour de Flandres, uma lacuna em sua carreira que parecia destinada a ser preenchida. Ele chegou em segundo lugar duas vezes e em terceiro lugar três vezes em Vlaanderens Mooiste, mas a má sorte frequentemente o impediu de alcançar a vitória. Em 2016, como grande favorito, ele quebrou o cotovelo logo no início da corrida. Sua última vitória profissional, a 57ª de sua carreira, foi conquistada com a equipe CCC Team no Grande Prêmio de Montreal em 2019. Desde 2021, ele corre para a AG2R, mas ainda não conseguiu vencer como membro da equipe francesa. Ele tem mais alguns meses para tentar mudar isso antes de se aposentar.