A 14ª etapa começou com diversas expectativas, principalmente em relação à Remco Evenepoel, o grande perdedor da etapa anterior. E Remco, demonstrou inicialmente estar disposto a apagar a imagem da derrota do dia anterior.
O belga com mais de 20 ciclistas abriram a fuga do dia, em busca do sucesso na etapa.
No pelotão, a UAE Team Emirates iniciou a etapa imprimindo um forte ritmo, tentando colocar Juan Ayuso em uma posição que conseguisse colocar em dificuldades a Jumbo-Visma.
João Almeida (UAE Team Emirates), já na 1ª montanha do dia, mostrava dificuldade em se manter no pelotão, certamente ainda debilitado das enfermidades do dia anterior. Mas, mesmo assim, João permanecia no grupo principal.
Durante a descida da 1ª montanha, o Col de Hourcère, Remco Evenepoel (Soudal Quickstep) atacou, sendo seguido somente por Romain Bardet (Team DSM-firmenich). Remco estava claramente, em busca dos pontos da classificação de montanha, um prêmio de consolação para o belga, após o dia anterior.
A dupla não conseguiu ser alcançada pelo grupo principal. A vitória para Remco Evenepoel tratava-se de uma questão de honra. E, ao final, em um ataque, Remco Evenepoel, deixou Bardet para trás.
E assim, Evenepoel cruzou a linha de chegada sozinho e venceu a 14ª etapa da Vuelta a España, com Romain Bardet (Team DSM Firmenich) finalizando na 2ª posição. Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny), que estava na fuga inicial, fechou o pódio na 3ª posição. Após a chegada, Evenepoel não conteve as lágrimas.
Assista a chegada, coma vitória de Remco Evenepoel:
O pelotão principal fechou compacto, não havendo diferenças de tempo entre os primeiros colocados. João Almeida, apesar da dificuldade inicial, finalizou com o grupo principal.
Resultados da 14ª etapa da Vuelta a España 2023:
Em breve a Classificação Geral da Vuelta a España 2023.
Acompanhe diariamente todas as informações da Vuelta a España 2023 no Giro do Ciclismo.