Durante a clássica canadense, os pilotos tiveram que completar 18 duras voltas em Montreal, totalizando 221,4 quilômetros e 4.418 metros de desnível acumulados. O destaque foi a Côte de Camilien-Houde (2,3 km, 6,2%), que teve que ser escalada a cada volta.
A chuva caiu forte na largada em Montreal e em boa parte da prova. Após diversos ataques solitários, Michael Matthews atacou a 15 quilômetros do final. O pelotão já havia diminuído consideravelmente após esses consecutivos ataques anteriores.
O australiano logo foi capturado novamente. Christophe Laporte e Benoît Cosnefory, entre outros, não puderam mais seguir o pelotão na última passagem pelo Camilien-Houde. Adam Yates ainda tinha algo no tanque e atacou. Pavel Sivakov juntou-se ao britânico, um pouco mais tarde.
Um pequeno grupo de perseguidores correu para tentar alcançar os fugitivos. Yates e Sivakov se esforçaram ao máximo, mas a diferença com os perseguidores foi de apenas 10 segundos. Mesmo assim, eles conseguiram ficar à frente.
Em um sprint com dois, Adam Yates acabou por vencer Pavel Sivakov, que finalizou na 2ª colocação. Alex Aranburu venceu o sprint e terminou na 3ª posição. Com a vitória, Yates conquista sua 5ª vitória na temporada.
Assista a chegada do vencedor:
Resultados do GP de Montreal 2023: