Como é comum em grandes competições, onde as equipes e fábricas de equipamentos lançam seus novo produtos, duas equipes estarão apresentando novos uniformes para o Giro d’Itália 2023.
O Staff das equipes EF Education Easypost anunciaram na quarta-feira que tanto a equipe masculina quanto a EF Education-TIBCO-SVB(feminina) terão um novo visual e um grande tour renovado, com um toque sustentável. Para isso, a equipe utilizará kits especiais feitos pela marca Rapha, que utilizam materiais reciclados provenientes da maioria dos tecidos excedentes que, caso contrário, seriam destinados a aterros sanitários. O novo kit de edição da equipe é chamado de “Rapha Excess” e é composto por 72% de material excedente. Apesar das regras da UCI em relação à consistência do kit da equipe exigirem o uso de alguns novos tecidos, a equipe garantiu a sustentabilidade do projeto.
De acordo com as regras da UCI, as equipes EF Pro Cycling não poderão utilizar uniformes rosa durante o Giro, pois a cor é semelhante à utilizada pelo líder da corrida. Além disso, as bicicletas Cannondale da equipe não foram fabricadas especificamente para o Giro, mas utilizam um design com um esquema de cores que utiliza excesso de tinta, limitando assim o desperdício. Com essas iniciativas sustentáveis, a equipe EF Education-EasyPost espera não apenas alcançar o sucesso no novo Giro, mas também demonstrar seu compromisso com a preservação do meio ambiente.
Israel Premier Tech de roupa nova
A equipe Israel-Premier Tech lançou uma camisa de edição especial para celebrar sua parceria com a vinícola Vini Fantini no Giro d’Italia. A equipe irá competir com os novos kits marcantes, que combinam o tradicional uniforme azul da equipe com o vermelho dos vinhos Vini Fantini. A linha de chegada da etapa 1 será em Ortona, onde fica a fábrica e a sede do Grupo Fantini, tornando o momento especial para a parceria. A camisa foi inspirada no logotipo Fantini e na marca da garrafa com o ponto circular e a formação de linhas do logotipo. A equipe IPT será liderada pelo talentoso americano Matthew Riccitello e o experiente GC Domenico Pozzovivo durante a “corsa rosa” deste mês.