A 17ª etapa da Vuelta a España, começou como era esperado, de forma explosiva. Até demais para alguns. Logo na primeira ascensão do dia, o Alto de La Colladiella, dois ataques muito fortes, primeiro com Remco Evenepoel, sendo puxado pelo colega de equipe Mattia Cattaneo.
E depois um ataque solo, que poderia ser considerado, um tudo ou nada, de Marc Soler (UAE Team Emirates).
No entanto, no pelotão principal, a Jumbo Visma, primeiramente e logo após, a Bahrain Victorious, não permitiu que nenhuma fuga prosperasse. E na subida final, o Altu de l’Angliru, o já muito reduzido pelotão, entrou compacto. Neste momento a Jumbo Visma e a Bahrain Victorious voltaram a ditar o ritmo. E sem ataques, mas com um ritmo fortíssimo, os adversários, como UAE Team Emirates e Movistar Team, foram ficando para trás.
E com uma aceleração de Primoz Roglic, seguido por Vingegaard, Sepp Kuss acabou sobrando do trio, que naquele momento, que já estava sozinho na liderança.
E Primoz Roglic acabou cruzando a linha de chegada vencendo a 17ª etapa da Vuelta a España 2023. Jonas Vingegaard, que finalizou junto com Roglic, acabou a etapa na 2ª posição e Sepp Kuss, fechou na 3ª colocação, com mais um pódio todo Jumbo-Visma.
João Almeida terminou em 6º lugar à 58 segundos de Roglic. Com o resultado, Almeida melhorará sua posição na Classificação Geral.
Resultados da 17ª etapa da Vuelta a España 2023: