Juan Ayuso termina a Vuelta na 4ª colocação. O espanhol da UAE Team Emirates foi o ciclista que conseguiu chegar mais perto do amplo domínio da Jumbo-Visma, apesar de não ter vencido nenhuma etapa durante toda a competição. “Mesmo assim, posso estar satisfeito”, pondera Ayuso, que na data de hoje, completa 21 anos.
Ayuso revelou ao site da Vuelta, suas conclusões após a etapa e também sobre a Vuelta a España 2023.
“Quando vi a grande fuga se afastar (31 ciclistas estavam na fuga inicial), soube imediatamente que não os veríamos novamente. Eu tinha dois companheiros comigo que poderiam disputar a etapa. Mas mesmo assim, e isso pode ser um pouco egoísta, achei uma pena, porque também queria tentar algo hoje. É o que é, mas agora tenho definitivamente que voltar no próximo ano.”
Especificamente, a disputa pela posição de primeiro espanhol no ranking ainda estava no jogo hoje, já que tanto Enric Mas quanto Mikel Landa tentaram desafiar Ayuso. “Consegui reagir bem aos seus ataques. Além disso, senti-me bem durante toda a Vuelta.”
“No ano passado pude andar com a camisa branca, mas a camisa nunca foi realmente minha (porque Remco Evenepoel, acabou vencendo tanto a Classificação Geral, como a de Melhor Jovem). Agora estou feliz, por poder comemorar amanhã de branco em Madrid. Ok, não terminei no pódio nem ganhei uma etapa, então pode-se dizer que não alcancei meus objetivos. Mas no geral foi uma boa Vuelta e ainda ganhei a camisa branca.”