Jumbo-Visma revela que fratura de colega, foi definitiva para vitória de Sepp Kuss
Wilco Kelderman quebrou o dedo mínimo ao cair na quarta etapa da Vuelta a España. O holandês competiu durante todo o restante da competição com uma tala. O chefe da equipe, Merijn Zeeman, confirmou isso ao site holandês WielerFlits, durante a homenagem da equipe ao vencedor, Sepp Kuss em Den Bosch (Holanda).
Como aconteceu
Na quarta etapa da Vuelta a España, uma etapa relativamente plana, os ciclistas percorreram de Andorra la Vella a Tarragona e parecia uma prova tranquila, no entanto, no final o pelotão foi surpreendido por uma queda. Faltando ainda cinco quilômetros, portanto fora da zona de segurança, dos últimos três quilómetros, vários ciclistas caíram em alta velocidade, Wilco Kelderman estava entre eles.
Os danos pareciam não ter sido tão graves para Kelderman, já que ele terminou a prova e naturalmente voltou no dia seguinte. No entanto, parece que agora, realmente foi constatada uma fratura ao ciclista da Jumbo-Visma, de 32 anos.
A ideia da equipe, era Kelderman junto a Sepp Kuss
Inicialmente, a intenção era manter Kelderman na parte de cima da Classificação Geral, assim como Kuss, mas devido à queda isso não era mais uma opção, reconhece Zeeman. “Além de Jonas Vingegaard e Primož Roglič, tínhamos também Sepp e Wilco, que sabíamos que também poderíamos servir de isca… Depois Jonas e Primož se beneficiam e tornamos ainda mais difícil para o adversário. Infelizmente, Wilco desistiu, mas Sepp não”, disse Zeeman ao WielerFlits.
A queda não impediu Kelderman de fazer o seu trabalho para os líderes da Jumbo-Visma, os três que subiram ao pódio final em Madrid. Na penúltima etapa, vencida por Wout Poels, Kelderman também esteve na corrida do dia. Ele terminou em 25º na classificação final.