Uma situação extremamente dramática se desenrolou durante o Campeonato Europeu de Contrarrelógio. Stefan Küng sofreu uma queda em alta velocidade, deixando seu capacete seriamente danificado.
As imagens transmitidas foram chocantes. Seu tempo até então, certamente o levaria ao pódio. Kung estava focando sua atenção somente na marcação do chão. Isso o impediu de perceber as barreiras que se estreitavam perigosamente à sua frente, levando a uma queda dramática e de alta velocidade.
O que não foi mostrado pela TV foi o retorno imediato de Küng à bicicleta, ainda não se sabe se era a mesma que sofreu danos ou se a mesma foi trocada. Mesmo com seu capacete quebrado e ensanguentado, ele perseverou e conseguiu completar a corrida com uma impressionante 11ª posição no tempo final.
Isso gerou reações muito acaloradas nas redes sociais sobre como ele foi autorizado a retomar as corridas naquele estado, possivelmente sofrendo ferimentos na cabeça ou uma concussão, que claramente não foi testada após o acidente.
Com certeza isso foi agora confirmado pelo jornal belga Het Nieuwsblad. Duas fraturas na mão, uma fissura na maçã do rosto e uma concussão foram diagnosticadas. Com o diagnóstico, o ciclista da Groupama-FDJ terminará a temporada imediatamente.