Richard Plugge (Jumbo-Visma): “Quarta-feira, 16 de agosto de 2023, foi um triste dia, para nossa equipe”
O chefe da Jumbo-Visma revelou à revista holandesa RIDE Magazine, os detalhes do teste antidoping positivo do ciclista alemão, Michel Hessmann. Ele explicou, entre outras coisas, como a equipe encara a questão da ingestão de medicamentos, que os atletas precisam utilizar.
“Quarta-feira, 16 de agosto de 2023, foi um triste dia para nossa equipe”, escreve Plugge na publicação holandesa. “Pela primeira vez em dez anos, recebemos a mensagem de que um ciclista da nossa equipe, Michel Hessmann, tinha feito um teste antidoping positivo. Temos que nos olhar no espelho, estamos fazendo tudo certo?”
“ A Alemanha tem uma lei antidopagem, em que o Ministério Público está envolvido. O direito penal tem a presunção de inocência, enquanto o direito esportivo pensa o contrário. Cabe ao atleta provar que não fez nada de errado. Se o teste for feito corretamente, há dois sabores: ou é consciente, ou é contaminação por suplemento ou outro medicamento”, explica Plugge.
“É, portanto, obrigatório dentro da nossa equipe usar apenas suplementos e medicamentos que tenham sido verificados em lote, para substâncias dopantes, para minimizar o risco de contaminação. Muitos produtos contêm restos de outros produtos”.
“Os ciclistas (vencedores ou usuários da camisa de líder), são verificados entre trinta e 150 vezes por ano. Isso é bom e deve continuar assim. Defendemos um esporte justo, no qual os talentos cruzam espadas em igualdade de condições”, finaliza Richard Plugge.