Giro dell’Emilia 2023: Primoz Roglic bate Tadej Pogacar e vence a clássica italiana; assista a chegada
O Giro dell’Emilia 2023, provou mais uma vez ser uma das provas mais disputadas e interessantes do calendário de clássicas do calendário profissional. A Clássica italiana, com 204km, tem a saída em Carpi e a chegada, que a cada ano, torna-se mais emblemática, na Basílica de San Luca em Bolonha.
Após a saída, um grupo de 6 ciclistas abriu uma fuga. Neste grupo estavam Emanuele Ansaloni (Team Technipes-in Emilia Romagna), Floris de Tier (Bingoal WB), Jacopo Mosca (Lidl-Trek), BOGNA Alex (Alpecin Deceuninck), BAIS Mattia (EOLO-Kometa) e Christian Scaroni (Astana Qazaqstan Team).
No pelotão principal, a UAE Team Emirates controlava todas as ações, imprimindo um ritmo fortíssimo. Assim, com 40 km para a chegada o grupo foi alcançado pelo pelotão e iniciou-se uma jornada para as 5 escaladas da Basílica de San Luca.
Na abertura na última volta do difícil circuito, o pelotão já estava resumido a somente 9 ciclistas. Somente os capitães das principais equipes estavam presentes. E neste momento, a UAE Team Emirates era a única equipe que tinha um ciclista para ajudar seu capitão, Tadej Pogacar. Esse ajudante, era Adam Yates, que foi à frente trabalhar para o seu capitão, nos 9 km restantes da clássica italiana.
E com um ataque fulminante, Primoz Roglic (Jumbo-Vismo), não deu chance para que Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) conseguisse entrar na sua roda e venceu o Giro dell’Emilia 2023, deixando seu conterrâneo na 2ª posição. Na terceira posição finalizou Simon Yates (Team Jayco AlUla).
Assista a chegada:
Resultados do Giro dell’Emilia 2023: