Novo duelo entre Primoz Roglic e Tadej Pogacar, será já na próxima terça-feira 03.10
A temporada de ciclismo em estrada de 2023 está se aproximando do fim, mas ainda temos a oportunidade de desfrutar das emocionantes clássicas italianas de outono. Após um Giro dell’Emilia inesquecível, na próxima terça-feira (03.10), é a vez da 102ª Tre Valli Varesine. Tadej Pogačar estará de volta para defender seu título nesta clássica de montanha.
A rivalidade permanece com a equipe Jumbo-Visma, que agora será liderada pela dupla Primož Roglič-Wout Van Aert.
Tre Valli Varesine – História
Tre Valli Varesine, como outras corridas italianas de outono, como o Giro dell’Emilia, o Il Lombardia e o Gran Piemonte, é muito antiga. A competição já teve mais de cem edições. Quem vencer, colocará seu nome ao lado de Gino Bartali, Fausto Coppi, Gianni Motta, Francesco Moser e Giuseppe Saronni, quejá triunfaram na prova.
Percurso desafiador
O percurso Tre Valli Varesine tem uma extensão total de 196,7 quilômetros e 24 subidas com um ganho de elevação de quase 3.500 metros. A corrida dentro da província de Varese, onde após cerca de quarenta quilômetros os pilotos chegam pela primeira vez à linha de chegada. O que se segue é um circuito local de 12,9 quilômetros que deve ser percorrido oito vezes.
Este circuito inclui uma série de ascensões como o Montello (2 km a 5,2%, com picos de até 10%), o Casbeno (2,5 km a 4,9%). Isso leva os pilotos de volta à linha de chegada perto da Piazza Monte Grappa. Depois de este circuito ter sido completado oito vezes, ainda faltam mais de 50 quilômetros para a linha de chegada.
Circuito final diferente
O circuito final de 25 quilômetros não difere muito da etapa anterior e deverá ser completado 2 vezes. O Montello foi incluído novamente, mas desta vez o Morosolo (1,6 km a 7,8%) é escalado após a longa descida, para logo após surgir a ascensão ao Casciago (1,8 km a 5%). A descida deste Casciago leva então de volta ao Casbeno e à chegada.
Grande Start list
Além dos grandes favoritos, Tadej Pogacar e Primoz Roglic, juntamente com seus colegas de equipe (Adam Yates e Jay Vine pela UAE e Wout Van Aert pela Jumbo-Visma), a prova terá uma forte lista de largada. Já estão confirmados nomes como Lorenzo Rota ( Intermarché-Circus-Wanty), Jai Hindley, Lennard Kämna ( BORA-hansgrohe ), Benoît Cosnefroy, Ben O’Connor ( AG2R Citroën ), Jesús Herrada ( Cofidis ), Julian Alaphilippe ( Soudal Quick-Step ), Clément Champoussin ,Warren Barguil ( Arkéa-Samsic ), Thibaut Pinot ( Groupama-FDJ ), Giulio Ciccone ( Lidl-Trek ),Romain Bardet ( equipe dsm-firmenich ).