Tadej Pogacar venceu o Il Lombardia pela terceira vez consecutiva, conquistando o monumento final da temporada sozinho pela primeira vez, após um ataque em declive que ninguém conseguiu igualar. Assim, o esloveno iguala a marca de Alfredo Binda e Fausto Coppi, os dois únicos ciclistas a vencerem 3 vezes consecutiva a “Clássica das folhas caídas”.
O longo e último monumento da temporada foi um dia difícil e começou exatamente assim. Remco Evenepoel acabou sofrendo uma queda logo nos primeiros quilômetros. Isso aconteceu logo quando uma fuga acontecia e vários grupos eram formados. No final 16 ciclistas acabaram por tomar á frente da corrida.
Assista a queda de Remco Evenepoel:
A 64 quilômetros do final, outra queda derrubou Richard Carapaz, Matteo Jorgenson e Mikel Landa, entre outros, com este último a encerrar a sua capacidade de disputar a vitória ali. Porém o equatoriano se reconectou ao pelotão, pois não houve ataques no pelotão, todos conservaram as pernas para a subida final ao Passo di Ganda.
A ascensão ao Passo di Ganda
Aí a ação começou. A UAE Team Emirates entrou na subida na frente e Adam Yates atacou logo cedo. À medida que nomes como Evenepoel e Mas foram eliminados, o grupo foi reduzido a menos de uma dúzia de pilotos. A 35 quilômetros do fim, uma divisão no grupo viu Pogacar e Roglic caírem, o atual campeão então atacou e passou para o grupo da frente, com Roglic demorando para conseguir fazer o mesmo.
Yates aumentou o ritmo brevemente e Pogacar atacou a 34 km do fim, acompanhado por Aleksandr Vlasov. Roglic, Carlos Rodríguez, Simon Yates e Andrea Bagioli formaram o grupo perseguidor logo atrás. Os seis acabaram por se unir no final da subida.
O ataque final
Pogacar não parou, atacou logo no início da descida. A princípio, um ataque aparentemente inocente, mas que se mostrou eficaz. Ele abriu 30 segundos na descida, os perseguidores nunca conseguiram trabalhar corretamente. Isto permitiu ao esloveno aumentar a sua diferença.
Veja o ataque durante a descida.
Ele manteve confortavelmente a vantagem na subida final até Bergamo Alta e teve todo o tempo do mundo para comemorar sua vitória no centro da cidade. Andrea Bagioli (Soudal Quick-Step) terminou em segundo lugar, enquanto Primoz Roglic finalizou na terceira posição.
Assista a chegada de Pogacar:
Resultados da Il Lombardia 2023: