Wout van Aert disputou sua última corrida de estrada na quinta-feira no Gran Piemonte. Como o ciclista da Jumbo-Visma avalia sua temporada? “Esta não é obviamente a minha melhor temporada, mas também está longe de ser má. É medíocre”, disse ele em conversa com o jornal belga Het Laatste Nieuws.
“Talvez seja normal pela primeira vez que as coisas nem sempre tenham ido de destaque em destaque e que haja um ano no meio em que as coisas ficam um pouco mais difíceis”, acrescenta Van Aert. O piloto de 29 anos conquistou os lugares de honra necessários, mas vencer revelou-se muito mais difícil. Ele venceu o E3 Saxo Classic, o campeonato belga de contra-relógio, o Tour da Grã-Bretanha, uma etapa lá e a Coppa Bernocchi.
Segundo lugar muitas vezes
Van Aert teve muitas vezes de se contentar com um 2º lugar. Ele ficou em segundo lugar oito vezes e em terceiro oito vezes. “Houve alguns segundos lugares que pude aceitar, mas também houve momentos em que poderia ter sido diferente.”
Ele cita a segunda etapa do Tour (onde Lafay surpreendeu com um ataque repentino) e o Campeonato Europeu em Drenthe (onde demorou a reagir a um ataque de Laporte na montanha VAM) como exemplos de tais momentos. “A Paris-Roubaix também poderia ter sido diferente sem um pneu furado. Se você somar isso, poderia ter tido um ano completamente diferente e um sentimento completamente diferente.”
Van Aert não considera o lema da Jumbo-Visma, “vencer juntos”, como um fardo. “Isso é mais um alívio. Quando ainda era capitão constantemente, comecei a cansar-me cada vez mais, porque tudo sempre girava em torno de mim. Também na estrada, a pressão sempre esteve sobre mim naqueles primeiros anos. Mas há tanta qualidade nesta equipe, que muitos pilotos podem vencer: é uma forma muito mais divertida de praticar este desporto.”
Mathieu van der Poel seria uma sombra?
A entrevista também discutiu sua rivalidade com Mathieu Van der Poel. Van Aert foi perguntado se ele odeia Van der Poel. “Odeio perder para Mathieu, mas não o odeio como pessoa. Talvez tenhamos nos tornado melhores. Entendemos que temos que aceitar a presença uns dos outros e que isso é bom para o esporte e para nós mesmos.”
Van Aert tem o número de telefone de Van der Poel, mas os dois nunca ligam um para o outro. “Esta continua a ser uma rivalidade onde não nos comunicamos como amigos. Para nós dois o objetivo é vencer um ao outro e ser melhor que o outro. Para isso você precisa desse senso de competição. Mas se algo precisa ser discutido, não há problema em falar com ele no pelotão.”