Matej Mohoric deu uma demonstração de força e habilidade técnica, ao vencer o Campeonato Mundial de Gravel no Veneto, na Itália. O esloveno teve um desempenho impressionante, superando Florian Vermeersch e Connor Swift que completaram o pódio.
A corrida de 167 quilômetros no Veneto foi consideravelmente mais desafiadora do que no ano passado, acrescentando subidas, e não apenas as tão esperadas estradas de cascalho.
Wout van Aert era um dos grandes favoritos, mas saiu da disputa logo no início, tendo furado um pneu, mas depois caído também. Ao longo dos diversos setores o pelotão se dividiu bastante e o grupo da frente começou a tomar forma. Foi feita uma seleção com seis ciclistas na liderança, e a partir daí, um trio levou a melhor quando a corrida explodiu mais uma vez.
Matej Mohoric, Florian Vermeersch e Connor Swift destacaram-se na frente nos 50 quilômetros finais, com uma grande vantagem sobre um grupo perseguidor composto por Alejandro Valverde, Alessandro De Marchi, Paul Voss e Keegan Swenson. Quinten Hermans e Sebastian Schweinberger juntaram-se ao grupo mas foi uma luta por lugares menores.
No entanto, foi uma corrida de desgaste. Swift foi largado a 24 quilômetros do fim e, em outra subida, Mohoric largou Vermeersch a 18 quilômetros do fim. Tornou-se então, um Contrarrelógio para ambos, com Mohoric expandindo lentamente sua diferença.
O esloveno não diminuiu. A descida final até a linha de chegada proporcionou um espetáculo e tanto, enquanto ele voava por curvas fechadas, mudanças de superfície, até mesmo caindo em um ponto a 3 quilômetros do final. Ele foi o mais forte do dia e cruzou a linha para se tornar o novo Campeão Mundial. Florian Vermeersch e Connor Swift terminaram em segundo e terceiro lugar no dia.
Resultados do Campeonato Mundial de Gravel 2023:
[…] Fonte […]