Após o pelotão despedir-se de vários ícones do ciclismo, como Peter Sagan, Greg Van Avermaet e Thibaut Pinot, agora Zdenek Stybar, também anunciou que irá encerrar sua carreira, após esta temporada.
Zdenek Stybar, atualmente competindo no Tour de Guangxi, na China, está prestes a encerrar carreira profissional. Em uma entrevista ao Cyclingnews, o ciclista de 37 anos, da Jayco-AlUla, expressou seus sentimentos sobre a despedida longe de sua família: “Não é fácil concluir a carreira na China, longe da família. Mas tento não pensar muito isso. Gostaria de fazer mais algumas corridas no próximo inverno, mas na estrada acabou para mim.”
Stybar não continuará em 2024 com a Jayco-AlUla. Ele revelou: “Meu empresário tem mantido conversas com outras equipes nos últimos meses, mas, devido às múltiplas cirurgias pelas quais passei, a minha idade e ao meu fraco desempenho, não há mais interesse por parte delas.”
Muitas lesões e doenças
Stybar teve que lidar com muitos problemas nos últimos anos. Em abril, ele foi submetido a uma cirurgia em ambas as pernas, devido a um estreitamento da artéria ilíaca.
“Acho que isso me incomoda há três anos”, diz Stybar. “Desde 2020, meu desempenho começou a diminuir gradativamente. Todo esse tempo eu não sabia o que estava acontecendo. Certamente não foi a motivação. Então agora eu sei o que estava errado. No ano passado, corri com uma perna só.”
“Também tive muitos outros problemas nesse período que podem explicar a minha má forma. Fiz uma cirurgia no coração e peguei Covid quatro vezes.”
Carreira de vitórias
Stybar começou sua carreira no ciclismo no Ciclocross, onde foi campeão mundial nada menos que três vezes. Em 2011, o Tcheco mudou para a estrada, onde também obteve grande sucesso. Seus maiores triunfos foram a Strade Bianche, Omloop het Nieuwsblad, E3 Harelbeke, uma etapa no Tour e duas vezes um segundo lugar em Paris-Roubaix. No total ele obteve 18 vitórias, como ciclista profissional de estrada.
Assista a vitória de Zdenek Stybar na Strade Bianche 2015