Mathieu van der Poel confirma presença no Mundial de Mountain Bike “ninguém venceu em todas as disciplinas, seria histórico”
Desde o 4º lugar na Paris-Roubaix, Mathieu van der Poel tem treinado na Espanha. Em entrevista ao jornal AS, o holandês fez um balanço sobre sua primavera e comentou seus próximos objetivos.
Sem conquistar vitórias em Monumentos, mesmo com 4 vitórias na temporada (2 etapas na Tirreno-Adriatico, além de vitórias na Omloop Nieuwsblad e na E3 Saxo Classic), Mathieu van der Poel encara com naturalidade o momento.

“Claro que gostaria de ter vencido um Monumento“
“Posso estar satisfeito. Alcancei o nível que almejava. Claro que gostaria de ter vencido um Monumento, mas seria irrealista pensar que vou ganhar um todos os anos”, iniciou Mathieu van der Poel.
O capitão da Alpecin-Premier Tech destacou que se sentiu melhor do que em 2025, mesmo naquele ano tendo vencido dois Monumentos. “O que aprendi ao longo dos anos no esporte é o que você pode e o que não pode controlar.”
Ele reforça que o foco está no próprio desempenho: “Por isso, tento trabalhar o máximo possível, porque não se pode influenciar o desempenho dos outros.”

“Pogacar sobe ao pódio em todos os Monumentos, isso é espetacular”
Na Paris-Roubaix, apesar de aparentar estar entre os mais fortes, fatores externos acabaram pesando contra. Mesmo sem a vitória, Mathieu van der Poel guarda boas lembranças da clássica francesa:
“Isso é típico de Roubaix; você precisa de um pouco de sorte. Mas, meu desempenho me motiva, mesmo que eu não tenha vencido.”
Na ocasião, seu grande rival Wout van Aert ficou com a vitória, enquanto Tadej Pogacar, segundo colocado, também recebeu elogios de Van der Poel: “É incrível o que ele faz. Ele sobe ao pódio em todos os Monumentos todos os anos; isso é espetacular”.

“O Tour de France será o foco principal“
Após a Paris-Roubaix, o calendário de Mathieu van der Poel começou a tomar forma gradualmente. A presença no Tour de France está confirmada, embora as provas anteriores ainda não estejam totalmente definidas.
“Ainda não sabemos exatamente em quais provas vou competir, mas é provável que haja algumas corridas de Mountain Bike incluídas. Mas o Tour de France será o foco principal nas próximas semanas”, revela Van der Poel.
Participação no Mundial de Mountain Bike confirmada
Além da estrada, o holandês tem uma meta ambiciosa no Mountain Bike: o Campeonato Mundial em Val di Sole (30 de agosto).
Mathieu van der Poel busca um feito inédito: “Eu ainda gostaria de adicionar isso ao meu currículo, porque ninguém nunca venceu em todas as disciplinas (estrada, ciclocross, gravel e mountain bike). Seria uma vitória histórica.”

“Espero ser lembrado como parte de uma geração que mudou o ciclismo“
Por fim, Mathieu van der Poel revelou como gostaria de ser lembrado no futuro: “Espero ser lembrado como parte de uma geração que mudou o ciclismo, com a forma como as corridas são disputadas hoje em dia, com ataques do início ao fim.”