A última etapa da Semana Veneziana do Ciclismo aconteceu esta manhã, na cidade de Mel para uma corrida de 195,7 km, que foram percorridos em dois circuitos locais.
Um dos circuitos tinha 12,6 km com a subida a La Rosina (2,6 km a 6,3%). E depois outro circuito, de 12,4 km com uma curta, mas muito dura subida em paralelepípedos até La Tisa. Ambas as voltas deveriam ser percorridas quatro vezes, seguidas da Fazenda Diesel (1,2 km a 11%, com pico de até 14%) e da Contra Soarda (400 metros a 10,3%) nos últimos km.
Marco Frigo ( Israel-Premier Tech ), Joey Rosskopf ( Q36.5 Pro Cycling ) e Michael Belleri (Biesse-Carrera) formaram o grupo líder do dia.
Depois de serem pegos pelos perseguidores, o grupo da frente aumentou para seis pilotos faltando 25 km, embora o pelotão estivesse logo atrás deles em apenas 22 segundos. Faltando 21 km, o pelotão completou a captura e a corrida voltou a acontecer.
À medida que a corrida saía das vias públicas e entrava nos terrenos privados da Fazenda Diesel Farm, Filippo Zana atacou e rapidamente começou a afastar-se de todos os seus rivais, seguido apenas por Marc Hirschi.
Na descida, Hirschi conseguiu juntar-se a Zana na frente e a dupla logo se juntou com Davide Formolo. Apenas cerca de 10 segundos à frente dos seus perseguidores, mas com dois ciclistas da UAE Team Emirates, Zana foi subitamente colocado numa situação difícil, com os ataques e contra-ataques da dupla.
Zana não conseguiu reagir ao ataque de Formolo, isso fez com que ele entrasse sozinho no quilômetro final. A partir daí, não houve como parar o italiano e com Hirschi disputando com Zana, acabou acontecendo uma dobradinha, da equipe dos Emirados Árabes Unidos.
Assista a vitória de Davide Formolo:
Resultados da Veneto Classic 2023: