José Joaquín Rojas encerra sua carreira no ciclismo. O ciclista espanhol de 38 anos recentemente expressou dúvidas, mas agora confirmou sua aposentadoria. Rojas desfrutou de uma carreira extensa, tendo ingressado no mundo profissional do ciclismo em 2005.
Dúvidas no início de outubro
“Não sei o que vou fazer. Vou pensar nisso esta semana e depois tomar a decisão”, disse Rojas ao El Farolillo Rojo no início de outubro .
“Este é o fim de uma era”, diz Movistar agora nas redes sociais. “Rojas vai pendurar a bicicleta no final do ano, depois de uma carreira de quase duas décadas,17 anos, quase todos na Movistar. Ele foi um companheiro maravilhoso. Alguém que sempre ajudou os outros e transmitiu sua experiência quando necessário.”
Campeão espanhol duas vezes
Rojas começou sua carreira em 2005, na Liberty Seguros-Würth, mas depois de uma temporada mudou-se para o Caisse d’Epargne, antecessor do atual Movistar. Nos primeiros anos, ele foi o principal velocista da equipe, mas depois decidiu transformar-se em um gregário de luxo do capitão. Rojas sagrou-se campeão espanhol em 2011 e 2016.
O espanhol rodou durante nada menos, que dezessete temporadas sob o comando de Eusebio Unzué, mas esta colaboração está agora a chegar ao fim. Seu companheiro de equipe e contemporâneo Imanol Erviti (39), também decidiu pendurar a bicicleta.