Manuele Boaro encerrou sua carreira de ciclista profissional no Veneto Classic, realizada em 15 de outubro. Ele iniciou sua carreira em 2011, com a Saxo Bank-Sungarde, onde ficou por seis temporadas.
Desde o início de sua carreira, o talentoso italiano de 36 anos se destacou por suas habilidades, alcançando o título de vice-campeão italiano no Contrarrelógio em seu primeiro ano como profissional. Natural de Bassano del Grappa, no Vêneto, ele se juntou à equipe Astana em 2019, após dois anos competindo pelas cores da Bahrain-Mérida.
Na equipe cazaque, Manuele Boaro conquistou uma etapa na Vuelta a España em 2019 e também uma medalha de bronze no Campeonato Europeu de Revezamento Misto de Contrarrelógio no mesmo ano. Ao longo de sua carreira, ele participou de 12 Grand Tours, incluindo 8 edições do Giro.
Em 2024, ele decidiu aproveitar toda a sua experiência e se tornar diretor esportivo de uma equipe continental japonesa da 3ª divisão, a JCL Team Ukyo.
A JCL Team Ukyo é a principal equipe japonesa, ocupando o 41º lugar no ranking da UCI, ou a 3ª melhor equipe asiática fora do WorldTour. Boaro poderá assim passar um pouco de sua experiência e seus conhecimentos no ciclismo profissional.
Boaro feliz com novo desafio
“Estou feliz em anunciar o início da minha nova aventura com a JCL TEAM UKYO como Diretor Esportivo. Tentarei dar o meu melhor e levar minha experiência para a equipe. Mal posso esperar para começar”, disse Boaro em suas redes sociais”.