Jonas Vingegaard e Demi Vollering conquistaram o prêmio Vélo d’Or 2023. O Vélo d’Or é o renomado prêmio anual oferecido pela revista de ciclismo francesa Vélo Magazine, que tem parceria com a organização do Tour de France ASO e o jornal esportivo francês L’Équipe.
O júri responsável por essa distinção é composto por jornalistas europeus especializados em ciclismo, os quais escolhem o melhor ciclista e a melhor ciclista do ano. Os vencedores receberam o Vélo d’Or no Pavillon Gabriel em Paris na noite desta terça-feira (24.10).
Tadej Pogacar finalizou na 3ª posição
Vingegaard recebeu 142 votos, superando seus principais adversários Mathieu Van der Poel e Tadej Pogacar que receberam respectivamente 133 e 129 votos.
Acompanhe a mensagem de agradecimento de Vingegaard:
Outros premiados
Houve também, pela primeira vez, prêmios para o melhor ciclista de estrada francês (Trophée Bernard Hinault), o melhor ciclista francês noutra disciplina do ciclismo (Trophée Daniel Morelon), o melhor ciclista em provas clássicas e a melhor ciclista clássica (Trophée Eddy Merckx).
A atleta de MTB, Pauline Ferrand-Prévot levou para casa o Troféu Daniel Morelon, enquanto Christophe Laporte ganhou o Troféu Bernard Hinault.
Mathieu van der Poel pode não ter vencido o Velo d’Or, mas certamente não ficou de mãos vazias. O holandês foi premiado virtualmente com o Trophée Eddy Merckx, já que não pode estar presente na festa de gala. Lotte Kopecky foi eleita a melhor ciclista de provas clássicas de 2023.
Eddy Merckx e Bernard Hinault também foram destaque: os dois grandes nomes do ciclismo receberam um prêmio honorário (Vélo d’Or d’honneur).