A Lotus lançou a Type 136, uma bicicleta de estrada elétrica com um preço de £ 20.000, apresentando uma estrutura de carbono que se assemelha ao formato da bicicleta de pista usada pela equipe de ciclismo da Grã-Bretanha.
A Type 136 está equipada com o inovador sistema de motor elétrico para bicicletas HPS, que é reivindicado pela marca francesa como o mais leve do mundo, pesando apenas 1,2 kg.
O design do quadro foi inspirado na bicicleta de pista Hope HB.T, que foi criada em colaboração com a Lotus para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
A edição inicial do Type 136 será totalmente exclusiva, limitada a apenas 136 unidades, cada uma numerada individualmente e pintada com as características cores, douradas e pretas da Lotus. O preço para adquirir uma dessas bicicletas é de £ 20.000 ou € 25.000.
A versão padrão estará à venda em 2024.
Motor parece uma garrafa de água
O motor integra-se na carcaça do suporte inferior. A bateria de 193Wh (300g, peso declarado) pode fornecer até três horas de assistência durante a escalada, segundo a HPS. Parece uma garrafa de água e pode ser removida para carregar.
O sistema HPS possui conectividade ANT+ para que possa se conectar a computadores de bicicleta e exibir o modo de assistência. A HPS afirma que o Watt Assist Pro pode ser calibrado para aumentar a assistência quando sua frequência cardíaca aumenta para mantê-lo dentro de determinadas zonas de treinamento .
Configuração de peças que acompanham a bicicleta
A construção topo de linha inclui um conjunto de grupos SRAM Red eTap AXS , rodas DT Swiss ARC 1100 e pneus Pirelli P Zero Race TLR .
A Lotus afirma que o quadro de carbono da Type 136, é feito à mão na Itália e afirma que a bicicleta completa pesa 9,8 kg, em um tamanho não especificado. Isso a tornaria uma das bicicletas de estrada elétricas mais leves do mercado.