Uma heroica fuga que chegou a abrir mais de 12 minutos do pelotão, foi o que caracterizou a 7ª etapa do Giro D’itália.
Davide Bais(EOLO-Kometa), Karel Vacek(Team Corratec SelleItalia) e Simone Petilli(Intermarché Circus Wanty) trabalharam em conjunto durante toda a ascensão final.
O pelotão não demonstrou apetite para neutralizar a fuga, durante toda a etapa. O vento que esteve muito forte durante a subida ao Gran Sasso d’Itália (Campo Imperatore), não permitia ataques no pelotão.
Karel Vacek(Team Corratec SelleItalia), durante os últimos quilômetros demonstrou estar em grandes dificuldades, fazendo muita força para se manter com o outros dois escapados.
No pelotão, nenhuma equipe procurava tomar a frente e acelerar, encaminhando-se assim, para uma aceleração nos últimos metros.
Davide Bais garantiu a 2ª vitória da EOLO-Kometa em um Giro d’Itália ao bater o grupo de escapados em 6hs08min40seg. Na segunda colocação, heroicamente Karel Vacek(Team Corratec SelleItalia) ultrapassou Simone Petilli(Intermarché Circus Wanty) para ficar com a 2ª colocação.
No grupo principal Remco Evenepoel deu uma demonstração de força ao bater o pelotão, com Primoz Roglic na 5ª colocação da etapa.
Resultados da 7ª Etapa do Giro d’Itália 2023:
1º Davide Bais(EOLO Kometa) 6hs08min40seg
2º Karel Vacek(Team Corratec SelleItalia) + 9seg
3º Simone Petilli(Intermarché Circus Wanty) +16seg