Jonas Vingegaard ainda não tem certeza se fará parte da seleção dinamarquesa para os Jogos Olímpicos. “Espero ser selecionado, mas não ficaria surpreso se não fosse esse o caso”, disse o duas vezes vencedor do Tour de France, em entrevista à agência de notícias dinamarquesa Ritzau, em um hotel próximo à Glyngoere, Dinamarca.
A Dinamarca enviará quatro ciclistas aos Jogos Olímpicos. “Pode muito bem acontecer que o selecionador nacional (Anders Lund), escolha outros em vez de mim”, diz Vingegaard. “Eu disse a Anders que estou interessado em competir. Mas ele me explicou que não é certo que serei selecionado, mesmo que queira. Eu entendi aquilo.”
Percurso não favorece Vingegaard
A prova de corrida de rua nos Jogos Olímpicos terá uma altimetria total de 2.800 metros. No entanto, os ciclistas enfrentarão principalmente ascensões curtas e explosivas, em vez de subidas longas que beneficiariam Vingegaard.
O próprio ciclista dinamarquês admite essa característica. Ele compartilha: “Tenho o sonho de um dia competir nos Jogos Olímpicos, mas, sinceramente, não estou muito satisfeito com o percurso. Dado o grande número de excelentes ciclistas, na Dinamarca e apenas quatro vagas disponíveis, nada é garantido.”
Principais candidatos às vagas
Mads Pedersen aparece como o principal líder para a Dinamarca. O país também conta com Kasper Asgreen e Søren Kragh Andersen, que também conseguem ter um bom desempenho neste tipo de percurso. Além disso, Mattias Skjelmose, Magnus Cort, Andreas Kron e Mikkel Bjerg também são candidatos à seleção.