UCI pretende reformular calendário do ciclismo World Tour; Paris-Roubaix e Tour de Flanders podem mudar de data
A União Ciclística Internacional, está analisando uma profunda reforma do calendário do ciclismo. O presidente da UCI, David Lappartient, informou ao site francês DirectVelo. A reforma ocorrerá no mínimo em 2026. Mesmo as maiores corridas não conseguirão escapar disso.
Paris-Roubaix é uma possibilidade
Lappartient menciona o Tour de Flanders e Paris-Roubaix como ilustrações. “Devido à pandemia de corona, fomos obrigados a adiar ambos os eventos para outubro, mas, no final, os fãs consideraram isso incrível”, afirma. “Embora não seja imperativo repetir essa abordagem, também não a descartamos.”
A sequência do Tour de Flanders e Paris-Roubaix (acontece uma semana após a prova belga), será mantida sem calendário. “Afinal, são duas corridas que exigem uma preparação semelhante.”
Lappartient complementa: Por que não trocar o Tour da Lombardia e a Liège-Bastogne-Liège? É claro que deve haver sentido em tudo isso”.
Reduzir emissões de CO2 seria um dos objetivos
Um dos objetivos do calendário reformado é reduzir as emissões de CO2. Em termos concretos, as viagens desnecessárias serão limitadas tanto quanto possível, fazendo com que as competições realizadas na mesma região se sucedam.
“Precisamos realmente evitar ter que ir da Holanda ao sul da Espanha e depois voltar para a Inglaterra.” Os clássicos dos paralelepípedos são o exemplo perfeito de como deve ser feito. Os ciclistas ficarão então na mesma região durante três semanas”, finaliza David Lappartient.