As boas novas para os ciclistas profissionais do sexo masculino surgem com o entendimento entre o sindicato dos ciclistas CPA e a AIGCP, o grupo representativo das equipes profissionais de ciclismo. Ambas as partes concordaram em implementar um aumento significativo no salário mínimo.
O acordo atual foi celebrado em 2019, mas o novo acordo aplica-se aos anos de 2024 e 2025. Este aumento do salário mínimo aplica-se apenas aos ciclistas profissionais do sexo masculino.
Atual tabela salarial dos ciclistas profissionais
Novos valores à partir de 2024
No ciclismo feminino decisão é da UCI
No ciclismo masculino, a CPA e a AIGCP são responsáveis pelo aumento ou não do salário mínimo; no ciclismo feminino, a UCI define os valores que devem ser praticados.
No final do ano passado, a UCI apresentou novas regras para o ciclismo feminino, inclusive no salário mínimo. O salário mínimo das ciclistas do WorldTour aumentou de 27.500 euros para 32.102 euros em 2023. Em 2024 ,deverá ser de 35 mil euros e de 38 mil euros em 2025.
A UCI pretende igualar o salário mínimo ao dos homens. As equipes femininas continentais não precisam pagar um salário mínimo a suas atletas.