Inesperadamente, exatamente às 22h30(hora local), surgiram notícias que surpreenderam a todos. A equipe Soudal – Quick Step twittou de repente: “O campeão mundial e detentor da camisa rosa, Remco Evenepoel, sai da corrida após teste positivo para COVID-19.”
Evenepoel já havia mencionado após a etapa de contrarrelógio que não estava se sentindo muito bem. Infelizmente, suas palavras se mostraram proféticas quando, algumas horas depois, ele teve que abandonar o Giro.
Em um comunicado, Evenepoel escreveu: “É com o coração pesado que anuncio que estou deixando o Giro devido ao coronavírus. Após um teste de rotina, foi confirmado que estou infectado.”
Ele expressou sua gratidão à equipe e aos companheiros de equipe que se sacrificaram para preparar o Giro de forma tão meticulosa, dizendo: “Minha experiência aqui foi muito especial, e eu estava ansioso para competir nas próximas duas semanas. Não tenho palavras para agradecer à equipe e aos companheiros que se sacrificaram por mim para preparar o Giro tão bem.”
Evenepoel também mencionou que estava orgulhoso de suas vitórias em duas etapas e de ter vestido a camisa rosa em quatro ocasiões. Ele concluiu seu comunicado com um “Grazie Mille, Remco.”
Evenepoel planeja retornar para casa de carro na segunda-feira. Todos os outros ciclistas da equipe Soudal – Quick Step testaram negativo para o vírus.