Logo após Jan Ullrich ter falado abertamente sobre o seu passado de doping pela primeira vez, outra entrevista com o antigo vencedor do Tour foi publicada. Uma conversa cheia de simbolismo, já que Ullrich falou pela primeira vez, com um jornalista alemão com quem entrou em conflito abertamente anos atrás.
Entrevista à Stern
Após revelar seu histórico de doping, em uma entrevista à revista alemã “Stern” na semana passada, Jan Ullrich surpreendeu novamente, ao participar de uma entrevista que parecia impensável. Dezessete anos após o confronto televisivo na Alemanha, Ullrich e Hajo Seppelt, um notório caçador de doping na Alemanha, encontraram-se novamente, e desta vez o ex-ciclista não escondeu nada.
Relembre a entrevista que foi ao ar em 2007
Morte como próximo passo
Ullrich falou sobre seus problemas com álcool e drogas: “Eu estava realmente deprimido. Como atleta também sofri muito, mas depois que minha carreira encerrou, esse sofrimento tomou um rumo errado. Em 2018 eu estava no meu ponto mais baixo, era o limite física e mentalmente. O próximo passo, seria a morte.”
“Como chegamos a este ponto? Esse foi um processo que levou vários anos”, diz o alemão de 50 anos. “Tudo começou quando não fui autorizado a competir no Tour de France em 2006. Por ser candidato a vencedor do Tour, caí e de repente me vi sozinho, enquanto toda a Alemanha atirava em mim”.
Objetivo agora é o equilíbrio
Mas, felizmente, Ullrich conseguiu sair de um vale profundo, em parte devido à ajuda de seu grande rival, Lance Armstrong. “Na verdade, perdi muitos anos. Estou triste com isso agora. Meus problemas surgiram por causa dos meus erros pessoais, por causa da minha fraqueza pessoal”.
“Eu em alguns momentos estava em cima, em outros estava em baixo e agora o equilíbrio é o meu objetivo. Pequenas coisas também podem fazer você feliz.”
Em 2007, Ullrich aposentou-se do ciclismo, depois que o fim de sua carreira foi ofuscado por problemas de doping. Pouco antes do início do Tour em 2006, ele foi retirado da competição. O Tribunal Desportivo Internacional TAS, impôs-lhe posteriormente uma suspensão e também cancelou todos os seus resultados de 2005.
Assista a entrevista de Jan Ullrich: