Em 2024, Dylan Groenewegen espera garantir seu regresso ao Tour de France, como o principal velocista da equipe Team Jayco AlUla. Contudo, consciente da concorrência acirrada por posições na equipe, ele reconhece a importância crucial de bons resultados, para alcançar esse objetivo.
Sprint está mudando atualmente
“Não acho que tenha se tornado necessariamente mais difícil vencer etapas. Acho que o sprint está evoluindo”, disse o cinco vezes vencedor de etapas do Tour de France, de 30 anos, em conversa com o canal italiano Bici.
“Hoje em dia, equipes inteiras não andam mais a serviço de um velocista. Basta olhar para minha liderança compartilhada com Simon Yates no Tour do ano passado. Agora, geralmente há três ou quatro ciclistas em um trem de uma equipe.”
Groenewegen acredita que as etapas de sprint estão mais difíceis do que nunca. “Pode ser que o percurso das etapas seja diferente de antes. A corrida fica mais difícil devido às subidas ou porque o pelotão também torna a corrida mais difícil. Acho que Jasper Philipsen teve o melhor equilíbrio no verão passado. Mas certamente tive a sensação de que poderia ter havido vitórias para mim também.”
Relação com Fabio Jakobsen
Dois dos prováveis rivais de Groenewegen para vitórias no sprint, no Tour de France, serão Fabio Jakobsen e Mark Cavendish .
“Ele nunca foi meu amigo e nem é agora. Ele é, no entanto, um grande ciclista. É assim que eu o vejo”, diz Groenewegen sobre Jakobsen, com quem se envolveu em um grave acidente, em 2020.
“Foi o período do corona, que demorou muito, fui suspenso e por isso não tinha certeza do meu nível. Além disso, minha esposa estava grávida e o nascimento do nosso primeiro filho foi agitado. Meu filho Mayson era minha primeira prioridade.”
Relembre o grave acidente de Jakobsen
Melhor velocista de todos os tempos
Para Cavendish, porém, Groenewegen não esconde sua admiração. “Onde ele não ganhou? Ele fará de tudo para quebrar o recorde de Eddy Merckx”, diz ele sobre o britânico.
“Ele é o velocista mais inteligente que existe e talvez o melhor velocista de todos os tempos”, finaliza o holandês de Amsterdã.