Tadej Pogacar revela seu programa de corridas para 2024, sem Tour de Flanders, Amstel Gold Race e Flèche Wallonne
Depois que os organizadores do Giro d’Italia confirmaram a presença de Pogacar no Giro, na tarde de domingo, o esloveno e sua equipe anunciaram o resto de seu calendário para 2024, que inclui a dobradinha do Giro-Tour e um verão movimentado de corridas.
Tour de France um mês após o Giro d’italia
O jovem de 25 anos, fará sua estreia no Giro d’Italia em maio, onde deverá perseguir as ambições da Classificação Geral e então iniciar o Tour de France, que começa pouco mais de um mês após o último dia do Giro.
“Já não sou mais tão jovem e acho que posso fazer dois Grand Tours”, revelou Pogacar em uma entrevista coletiva da UAE Team Emirates no Training Camp da equipe, na Espanha nesta segunda-feira. “Eu provavelmente poderia fazer isso antes, mas agora é um bom momento para enfrentar um novo desafio em minha carreira.”
Forte equipe de apoio durante o Tour de France
Desde que venceu dois Tours consecutivos em 2020 e 2021, Pogacar foi frustrado por Jonas Vingegaard. Apesar de também liderar a equipe no Giro, Pogacar deverá liderar a equipe do Tour com o suporte de nomes como Juan Ayuso, João Almeida ou o terceiro colocado em 2023, Adam Yates.
Fazendo as duas provas, Pogacar abre a possibilidade de fazer a dobradinha do Giro-Tour, feito não alcançado no ciclismo masculino, desde que Marco Pantani o fez em 1998.
“Acho que todo mundo quer fazer Giro e Tour e é uma das coisas mais difíceis de conseguir”, disse ele.
“Acho que o principal objetivo de todos os pilotos da GC que já venceram alguns Grand Tours, é ter os três. Isso é algo para se ter no palmares, então vamos ver como vai ser o Giro e como vai ser o Tour. Não vamos pensar em dobro, vamos apenas curtir as corridas.”
Olimpíadas logo após o Tour de France
Pogačar disputará as provas de estrada nas Olimpíadas de Paris, caso seja selecionado. O Contrarrelógio acontecerá apenas seis dias, após o último dia do Tour, enquanto a corrida de estrada acontece outra semana depois, em 3 de agosto.
Embora o seu lugar na corrida de estrada, seja mais ou menos certo, a Eslovênia qualificou apenas um ciclista para o Contrarrelógio masculino, sendo provável que tanto Pogacar como Primoz Roglic queiram correr.
“As Olimpíadas não são um dos objetivos principais, mas é claro que o Campeonato Mundial é um dos principais objetivos para o próximo ano”, disse ele sobre suas metas de agosto e setembro.
Apresentando um percurso acidentado, a corrida de estrada em Zurique é adequada para um ciclista do tipo clássico, como Pogacar, vencedor de Flandres, Liège e Lombardia, já provou ser.
Sem Tour de Flanders, Amstel Gold Race e Flèche Wallonne para 2024
Assim, Pogacar fará um programa bastante simplificado de Clássicas da Primavera, com atualmente apenas a Strade Bianche e Milan-San Remo em seus planos. Ele vai pular o Tour de Flanders, Amstel Gold Race e Flèche Wallonne, três corridas que venceu em 2023.