Agora temos a confirmação de que Tadej Pogacar participará, do Giro d’Italia no próximo ano. Para o ciclista de 25 anos, essa oportunidade representa a realização de um sonho. Em uma entrevista ao jornal belga Het Laatste Nieuws, o esloveno expressou: “Sempre desejei competir no Giro”.
Pogacar assistiu o Giro, em 2014
“É uma das minhas corridas favoritas”, disse Pogacar, que assistiu a etapa do Giro em Trieste em 2014, quando tinha apenas 15 anos. “Foi um momento inesquecível. O sonho sempre foi um dia fazer parte daquele pelotão do Giro, no entanto acabei vencendo a Vuelta e vencendo o Tour duas vezes”.
“Assim não sobrou tempo para o Giro. Já não sou tão jovem. Eu poderia ter feito o Giro todos os anos atrás. Mas acho que agora é o momento certo, para assumir um novo desafio na minha carreira.”
UAE Team Emirates queria algo diferente
O principal líder da UAE Team Emirates, revela que a equipe também desejava algo novo. Agora isso está mudando. “Também senti que a equipe queria que eu tentasse algo diferente”.
“Não siga o mesmo padrão e ritmo e repita a mesma coisa indefinidamente. E estabeleça novas metas. Fazer a mesma coisa todos os anos, também não seria bom para o meu corpo. Acho que eles notaram isso na equipe também. ‘Tudo bem’, dissemos um ao outro. ‘Vamos nos preparar para isso’.”
Fazer os três Grand Tours em um ano, não está descartado
“Deixe-me começar primeiro com o Giro e depois pensar no Tour”, diz ele. “Eu me conheço bem o suficiente para saber: se nada der errado, posso fazer os três Grand Tours em uma temporada. Mas todos os três a 100% é, obviamente, outra coisa. Você só pode saber disso se tentar. Começarei os dois Grand Tours primeiro.”
“O ciclismo não se trata apenas do Tour de France,mesmo sendo a maior e mais importante corrida do mundo. Há muitas outras coisas divertidas na corrida. Chegará um ano em que o Tour não estará mais na minha programação.”
Corridas de um dia com força total
“Com apenas a Strade Bianche, Milan-San Remo, Tour da Catalunha e Liège-Bastogne-Liège, minha agenda de preparação não está muito cheia. Eu vou com ‘força total’ nessas corridas. Onde quer que eu apareça no início, tentarei vencer. Apenas correr ‘para treinar’ não é uma opção para mim. Assim, seria melhor eu ficar em casa e continuar trabalhando lá.”
Assista o anúncio da participação de Pogacar no Giro d’Italia 2024: