13ª Etapa(19.05) 199kms BORGOFRANCO D’IVREA – CRANS MONTANA
Devido à excepcional queda de neve e ao risco de avalanches, os organizadores da 106ª edição do Giro d’Italia anunciaram que a décima terceira etapa, que será disputada na sexta-feira, 19 de maio, não passará pelo topo do Passo del Gran São Bernardo, mas será usado um túnel.
Além disso, o Cima Coppi será transferido para a chegada do Tre Cime di Lavaredo, enquanto a subida ao Gran San Bernardo continuará sendo um prêmio de montanha de 1ª categoria e os pontos serão atribuídos de acordo.
Com essa modificação, a etapa terá 199 quilômetros de extensão. As condições climáticas extremas obrigaram os organizadores do Giro d’Italia a tomar medidas para garantir a segurança dos ciclistas e o desenvolvimento da competição. A decisão de evitar o cume do Passo del Gran San Bernardo e utilizar o túnel é “uma medida necessária para evitar os perigos associados às atuais condições climáticas”.
Após o túnel, os pilotos farão a descida para Sembrancher (30 km), seguida de um desvio para Verbier para enfrentar a inédita Croix de Coeur (15 km em torno de 9%). Segue-se uma descida exigente, com uma primeira parte muito estreita, enquanto a segunda parte é larga e em excelentes condições, com seis túneis iluminados. O pelotão passará então pelo Vale do Ródano (a única seção completamente plana da etapa) até a base da subida final.
Ainda assim, a subida final (13 km a 7%) é duríssima na primeira parte, com várias curvas fechadas. O gradiente diminui até os últimos quilômetros, com uma descida suave que leva ao trecho final. A reta final tem 300 m de comprimento, em asfalto de 8 m de largura e subida.
Nesta etapa, definitivamente o Giro d’Itália começará a ser decidido. Duas ascensões muito duras, que certamente vai alterar muitas posições do Top 10. A etapa será imperdível!