Uma fuga com 30 atletas, de praticamente todas as equipes caracterizou a etapa. A fuga chegou a abrir mais de 3 min de vantagem sobre o pelotão, onde estavam os atletas interessados na classificação geral.
No pelotão, a INEOS Grenadiers comandava as ações, seguida de perto pela Jumbo-Visma e pela UAE Team Emirates, respectivamente.
Quando faltavam 90kms para a meta, uma fuga no grupo dos escapados, formada após uma meta volante, conseguiu abrir 3min do grupo da frente e 8 min do grupo da maglia rosa.
Nesta fuga, estavam Nico Denz(Bora Hansgrohe), Alessandro Tonelli( Green Project Bardiani CSF – Faizanè), Sebastian Berwick (Israel Premier Tech) e Toms Skujins(Trek Segafredo).
Durante a ascensão ao Colle Braida(última do dia), o grupo de escapados e dos perseguidores foi se dissipando em pequenos grupetos.
Mas, a fuga, desta vez, com somente 3 ciclistas: Nico Denz(Bora Hansgrohe), Sebastian Berwick (Israel Premier Tech) e Toms Skujins(Trek Segafredo) continuou com uma distância segura dos perseguidores e rumou para disputar a vitória na etapa.
Nico Denz(Bora Hansgrohe) não deu chance para os adversários, ao bater o sprint em 4hs 18min 11seg. Na 2ª posição chegou Toms Skujins(Trek Segafredo) e Sebastian Berwick (Israel Premier Tech) nem tentou acelerar e acabou na 3ª colocação.
O pelotão com os principais atletas com ambições na classificação final, cruzou a linha de chegada a mais de 8 minutos dos vencedores.
Classificação da 12ª etapa do Giro d’Itália 2023:
Em breve a Classificação Geral após a 12ª etapa.
Acompanhe diariamente todas as informações do Giro d’Itália 2023 no Giro do Ciclismo.
Diariamente às 13hs30min, serão publicadas as informações da etapa seguinte. Fique ligado!