UAE Team Emirates revelar utilizar Inteligência Artificial, na melhora de performance; Romain Bardet discorda do uso da I.A.
O pelotão não conseguiu escapar à revolução tecnológica dos últimos anos. A influência da tecnologia também está se fazendo sentir nas equipes do WorldTour, proporcionando novas oportunidades para otimizar o desempenho de cada ciclista. A UAE Team Emirates revela utilizar a ferramenta, buscando explorar as possibilidades, que a inteligência artificial pode oferecer à equipe.
Avanço no uso da I.A.
A equipe de Tadej Pogačar espera, que um mergulho profundo em big data, forneça novos insights sobre o possível desempenho de seus pilotos. O maior objetivo? Ganhar o Tour de France. “Certamente haverá um avanço no uso da IA nos próximos anos”, disse o coordenador de desempenho Jeroen Swart em conversa com Velo.
“Agora estamos trabalhando com um parceiro de IA, para analisar grandes quantidades de treinamento, dados de desempenho e outras variáveis que podemos inserir e revisar. Analisamos o protocolo de treinamento, as seleções de corrida e muito mais.” Não se sabe ao certo o que isso resultará, mas a equipe quer descobrir o que é possível. “Pode não render muito, mas investir em IA pode nos mostrar o próximo passo em frente”, disse Swart.
Romain Bardet discorda do uso da ferramenta
Nem todos estão satisfeitos com a chegada da tecnologia de análise, ao mundo do ciclismo. Isto se aplica a Romain Bardet da DSM-firmenich PostNL. Em entrevista ao Eurosport, o francês disse ver o encanto do esporte desaparecer.
“Acho que costumava haver um elemento humano maior nisso. Sempre gostei da parte autodidata do ciclismo. Esta parte praticamente desapareceu do planejamento e do treinamento. Tenho a sensação de que estamos nos tornando cada vez mais artistas.”
“Sem ideias preconcebidas”, afirma Swart
Swart só vê oportunidades em torno da IA por enquanto. “Essa análise pode revelar todos os tipos de coisas. Podem surgir insights sobre os quais ainda não pensamos. Essa é a grande vantagem da IA: ela não tem ideias preconcebidas. Ele pega os dados, analisa-os e dá um monte de respostas. Então você testa.”
[…] source […]