Ex-Campeão Mundial se prepara para sua 14ª temporada no World Tour e avisa: “Estou mais velho e isso é um desafio”
À medida que Michal Kwiatkowski se encaminha, para sua décima quarta temporada ininterrupta no World Tour, o ciclista polonês, atualmente com 33 anos, não dá sinais de que sua carreira esteja próxima do fim.
“Na verdade, sou profissional há muito tempo, mas não penso muito nisso. Para mim, cada nova temporada é um desafio, ano após ano, eu ficaria entediado aqui”, afirmou o ciclista da INEOS Grenadiers em conversa com o Eurosport.
“Estou mais velho e isso é um desafio para mim. Acredito que a idade não é motivo para desistir e dizer para si mesmo: não tenho mais 20 anos.”
Tour de France novamente como objetivo
O ex-campeão mundial conquistou uma vitória de etapa no Tour de France em 2023. Nesta temporada, o objetivo principal, voltará a ser o Tour de France, no entanto, ele também deverá fazer parte da seleção polonesa nos Jogos Olímpicos.
“Este é um ano muito importante para mim. Participar no Tour de France e ao mesmo tempo, preparar-me para os Jogos Olímpicos será difícil de conciliar. Esse também é o meu plano para a próxima temporada”, avalia.
“Claro, há também o Campeonato Mundial no final de setembro. No entanto, a principal motivação será direcionada para os jogos de Paris. Este pensamento provavelmente está na mente de todos os ciclistas”.
“Também é bom que o Tour de France do próximo ano pareça um pouco diferente do habitual. Não termina em Paris, mas sim no local onde treino todos os dias, ou seja, em Nice. O verão, ou seja, julho e agosto, mas também setembro, será crucial para mim.”
Final de carreira?
“Depois que meu contrato profissional terminar (Kwiatovski tem contrato com a INEOS até 2025), gostaria de passar mais tempo com minha família. Vou continuar no ciclismo? Não sei. Definitivamente quero fazer o que não tive oportunidade ou o que não fiz durante minha carreira”, conclui Kwiatkowski quando questionado sobre seus planos pós-carreira.
“É uma coisa importante, mas ainda não pensei nisso. Quando estiver prestes a encerrar minha carreira, falarei sobre minhas intenções”.