Wout Van Aert, em entrevista ao jornal holandês Wieler Revue, falou sobre sua preparação para o Tour de France 2023, após a temporada clássica e reconheceu que seus objetivos serão diferentes dos do ano passado, onde conquistou a camisa verde em Paris após dominar do início ao fim: “Vou fazer o Tour este ano de uma forma diferente do ano passado, porque já não era humano”.
Jonas Vingegaard conquistou a vitória geral no Tour de France graças a uma atuação notável, impulsionada por três etapas vitoriosas, quatro segundos lugares impressionantes e inúmeros ataques ao longo da competição. A sua equipe contou com o poderoso desempenho de Wout Van Aert, cuja notável presença no pelotão também foi um fator de destaque no último Grande Boucle, ao lado dos talentosos Tadej Pogacar e do próprio Vingegaard. Van Aert exibiu toda a sua habilidade e força, inclusive em uma emocionante demonstração de poder em Hautacam, onde conseguiu superar Pogacar e proporcionou a vitória geral a Vingegaard.
Desta forma, o belga, que esta temporada voltou a brilhar com luz própria com nove vitórias na etapa do ciclocross e com um triunfo épico na E3 Saxo Classic, revelou os seus planos a partir do próximo dia 1 de julho, data da partida do Tour em Bilbao.
“Se você terminar o Tour normalmente, pode melhorar. Mas o ano passado foi muito difícil. Agora o foco será mais nas vitórias de etapa e menos na camisa verde”, explicou o ciclista da Jumbo-Visma, que está concentrado com Tiesj Benoot e Jonas Vingegaard em um acampamento de alta altitude na Sierra Nevada.
Por fim, Van Aert, que retornará à competição previsivelmente em 11 de junho no Tour da Suíça, destacou que outro de seus grandes objetivos da temporada é a Copa do Mundo de Glasgow, que será realizada apenas duas semanas após o término do Tour.
“Já vai fazer muita diferença saber que daqui a duas semanas temos mais um objetivo. A mentalidade em Paris será muito diferente, mas também posso vencer etapas de montanha. Não vou deixar isso passar caso aconteça”, disse.