Surgiu na semana passada um novo pedal, lançado pela marca francesa Ekoi e ele causou alvoroço no ciclismo. No entanto, eles não duraram nem até o fim de semana, já que a UCI, União Ciclística Internacional, agiu para impedir seu uso, pelo menos por enquanto.
A controversa sobre o novo pedal
Conforme relatado pelo site francês de tecnologia Matos Vélo, os comissários da UCI, durante a Etoile de Bessèges, informaram à equipe Nice Métropole Côte d’Azur que eles não poderiam mais usar os pedais. A UCI ainda não respondeu a um pedido de esclarecimento sobre o assunto.
Os pedais em questão, são o chamado modelo PW8 da marca francesa Ekoi, que apresenta um novo design ousado na forma de uma grande plataforma, e uma afirmação ousada, embora vaga, de uma economia de oito watts.
Incertezas quanto ao futuro do produto
A Ekoi não está oficialmente fornecendo nenhuma informação sobre os pedais, que não foram lançados, mas fez questão de reforçar, que 2 milhões de euros foram gastos no desenvolvimento do produto, que tem sido apresentado às maiores equipes profissionais do mundo.
Por enquanto, existem duas equipes experimentando os pedais: Nice Métropole e Burgos-BH. Ou pelo menos era o caso até o final de semana.
O futuro dos pedais?
Não está exatamente claro o que levou a UCI a agir. Equipamentos protótipos não lançados são elegíveis para uso, desde que tenham sido registrados no departamento técnico do órgão governante, por isso é possível que tenha havido uma falha administrativa, em vez da UCI rejeitar o design do próprio pedal.