Cian Uijtdebroeks faz revelações polêmicas sobre materiais da BORA-Hansgrohe e afirma ter recebido dicas de Jonas Vingegaard
Cian Uijtdebroeks está começando a se sentir totalmente integrado na Visma-Lease a Bike. O belga, de 20 anos, conseguiu superar completamente os desafios da sua tumultuada transferência da BORA-hansgrohe e agora pode focar plenamente em seu principal objetivo desta temporada: o Giro d’Italia.
Novo treinador
‘Sim, me sinto melhor comigo mesmo. Cada dia de treino que corre perfeitamente me deixa feliz. Se eu melhorei um por cento, então serei um Cian feliz”, disse ele ao Het Nieuwsblad . As causas de sua felicidade podem ser encontradas em muitas facetas.
Um novo treinador e uma cultura perfeccionista dentro da equipe holandesa, algo que combina perfeitamente com Uijtdebroeks. Na Visma-Lease a Bike ele agora trabalha com Tim Heemskerk, o homem que guiou Jonas Vingegaard a duas vitórias no Tour.
“Tenha um bom descanso, Cian”
‘Ele sabe o que eu preciso. Com o conhecimento dele, eu devo melhorar, lentamente, passo a passo. Embora, por enquanto, Tim enfatize que eu descanse bastante. (risos) Gosto sempre de estar ocupado, mas a recuperação é igualmente importante. “Tenha um bom descanso, Cian”, é o que Tim diz com mais frequência.
Assim como eu, eles querem tirar o máximo proveito de cada treino. Merijn Zeeman é meu treinador regular de corrida. Ele também me explorou, por assim dizer. Ele já me conhece por dentro e por fora. Mathieu Heijboer também me acompanha desde que eu era jovem. Eles já sabem tudo sobre mim. Isso torna tudo muito mais fácil.
Qualidade nem sempre presente na BORA-Hansgrohe
O material também possui um selo de altíssima qualidade, o que nem sempre aconteceu com a BORA-Hansgrohe. “Todos temos duas bicicletas”, diz Uijtdebroeks. “Um modelo aerodinâmico e uma bicicleta de escalada. Mudar de bicicleta para certas corridas leva algum tempo para se acostumar”.
“Não preciso me preocupar com materiais. Perdi esse estresse e isso é um luxo. Então só preciso me concentrar em treinar e descansar.”
Dicas de Jonas Vingegaard
O belga também recebeu dicas de Vingegaard e Kuss sobre o Contrarrelógio, uma das áreas de trabalho de Uijtdebroeks. “Esse é um projeto que levará vários anos. Agora ando regularmente na minha bicicleta de Contrarrelógio e ainda estamos à procura da melhor posição, onde possa aplicar toda a minha potência”.
“Somente quando encontramos a melhor configuração é que começamos o ajuste fino no túnel de vento. Já conversei com Jonas Vingegaard sobre o efeito dos exercícios de flexibilidade para Contrarrelógio”, finaliza Cian Uijtdebroeks.