Tour Colômbia: Jonathan Restrepo vence 6ª etapa e Rodrigo Contreras vence na geral; confira os resultados e assista a chegada
Rodrigo Contreras conquistou a vitória no Tour Colômbia 2024. Contreras, da equipe continental Nu Colômbia, foi muito atacado durante a última etapa, mas conseguiu resistir. A etapa final, acabou em um sprint, e Jhonatan Restrepo venceu a etapa com superioridade.
A etapa decisiva
A etapa decisiva da Tour Colômbia levou os ciclistas até a capital do país, Bogotá. A expectativa era de uma luta intensa, com a subida do Alto de Patios, de 2,6km com inclinação média de 7%, sendo um potencial divisor de águas. O topo dessa subida estava localizado a cerca de dez quilômetros da linha de chegada.
Bernal ataca e lança o caos na corrida
Egan Bernal, o vencedor do Tour de France 2019 que competia nesta competição por uma seleção nacional colombiana, não estava satisfeito com sua quinta posição na classificação geral e decidiu agitar a corrida. Bernal saiu em uma fuga com Javier Jamaica, do Team Medellín, e chegou a ter uma vantagem de um minuto, tornando-se, por um momento, o líder virtual da corrida.
Porém, as equipes rivais na luta pela camisa amarela de líder começaram a perseguir Bernal e a vantagem do colombiano começou a diminuir gradualmente, fazendo com que Bernal fosse absorvido novamente pelo grupo principal faltando cerca de 40km para o final.
Isso não diminuiu o ritmo frenético da corrida, já que vários ciclistas, incluindo Richard Carapaz, o próprio Bernal e Rigoberto Urán, tentaram desestabilizar Contreras, que se mantinha firme frente aos ataques.
Restrepo se destaca no sprint final
No final, o campeão olímpico Richard Carapaz tentou um ataque final no Alto de Patios, mas Contreras e sua equipe Nu Colombia conseguiram responder. Carapaz tentou resistir nos 12 km finais, em terreno plano, mas o grupo principal, composto por ciclistas de elite como Contreras, Urán, Bernal, Jonathan Caicedo e o campeão colombiano Alejandro Osorio, conseguiu alcançar Carapaz.
Finalmente, a vitória da etapa foi para Jhonatan Restrepo, da seleção colombiana, que aproveitou o último quilômetro e superou o esforço de Caicedo e Carapaz no sprint final.
Contreras chegou com o mesmo grupo e celebrou a vitória geral na competição, mostrando mais uma vez sua superioridade na Tour Colômbia de 2024.