Volta ao País Basco surpreende ao anunciar equipes participantes com ausência de tradicionais equipes
A organização da Itzulia Basque Country divulgou as equipes participantes e ocorreram mudanças na edição deste ano que será realizada de 1º a 6 de abril.
Foram convidadas, além das 18 equipes do WorldTeams, seis ProTeams. No entanto, duas equipes, a Lotto Dstny e a Israel-Premier Tech, que eram esperadas para o evento, estão notavelmente ausentes da lista de participantes.
Por que as equipes não estarão presentes?
Os rumores da ausência da equipe Lotto Dstny na Volta ao País Basco deste ano já circulavam há algum tempo. Também se descobriu agora que a Israel-Premier Tech decidiu não participar da edição deste ano da corrida de ciclismo que dura seis dias.
Ambas as equipes possuíam um lugar garantido para disputar qualquer competição do WorldTour em 2024, tendo terminado nos dois primeiros lugares na classificação UCI para ProTeams no ano passado. No entanto, esse é um direito que eles têm, e não uma obrigação.
Outras equipes foram convidadas para preencher as vagas abertas
O fato da desistência das duas equipes permitiu que duas vagas extras fossem disponibilizadas. Como resultado, a organização teve autorização para convidar seis outras equipes à sua escolha. As escolhidas foram as equipes espanholas Euskaltel-Euskadi, Equipo Kern-Pharma, Caja Rural Seguros RGA e Burgos-BH, a equipe francesa TotalEnergies e a equipe suíça Q36.5.