Wout van Aert (Visma | Lease a Bike) conquistou a vitória na terceira etapa da Volta ao Algarve. Em seguida, chegaram Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team).
Posicionada em Tavira, a prova foi marcada por um percurso tranquilo em grande parte do tempo, embora tenha sido parcialmente afetada por um grave acidente envolvendo Marijn van den Berg e Rui Costa, da equipe EF Education-EasyPost, como as principais vítimas. Como resultado da queda, o ciclista português abandonou a prova e tem suspeita de lesão no ombro.
Após a disputa acirrada entre Remco Evenepoel, da equipe Soudal Quick-Step, e Daniel Felipe Martínez, da BORA-hansgrohe, na quinta-feira, o pelotão esperava um dia menos agitado na sexta-feira, durante a terceira etapa da Volta ao Algarve, preparando-se para o desafiador fim de semana final.
O percurso entre Vila Real de Santo António – próximo à fronteira espanhola – e Tavira, totalizando 192 quilômetros, não apresentava obstáculos significativos.