O quatro vezes vencedor do Tour de France, Chris Froome, começou sua temporada 2024 de forma promissora, conquistando o segundo lugar na primeira etapa do Tour du Rwanda. Froome e sua equipe, a Israel-Premier Tech, fizeram uma boa apresentação no Contratrelógio por equipes.
Detalhes da competição
A equipe de Froome foi superada pela equipe de desenvolvimento da Soudal Quick-Step, que conquistou o título da etapa de 18 km em Kigali, a capital de Ruanda. Agora liderada por Jonathan Vervenne, a equipe belga registrou um tempo de 20:32, superando a equipe de Froome por 36 segundos.
Froome, juntamente com os companheiros de equipa Guy Sagiv, Itamar Einhorn, Joe Blackmore e Moritz Kretschy, desempenhou um papel crucial na primeira etapa, realizando o ritmo inicial. No entanto, Froome se desgastou e terminou 5:21 atrás do resto da sua equipe (no entanto ele recebeu o mesmo tempo da equipe).
Froome e sua “tarefa inacabada” no Tour du Rwanda
No Tour du Rwanda 2023, Chris Froome venceu uma das etapas. Ele afirmou à mídia local que tem “assuntos pendentes” com a corrida enquanto começa sua temporada 2024 no continente africano.
Além de suas ambições pessoais, a presença de Froome em Ruanda se deve em parte à relação da Israel-Premier Tech com o país africano. Em 2023, a equipe lançou o seu centro de ciclismo ‘Field of Dreams’ em Bugesera, como parte da iniciativa “Racing for Change”.