Embora não tenha conseguido uma vitória de etapa (excetuando-se o Contrarrelógio) na Volta ao Algarve, o ciclista belga Remco Evenepoel conseguiu a vitória final na competição. Em uma disputa acirrada no Alto do Malhão, Evenepoel foi superado por Daniel Martinez, mas manteve sua posição na Classsificação Geral na competição.
Decisão estratégica no Alto do Malhão
“Estou muito feliz com a vitória final”, disse Evenepoel imediatamente após cruzar a linha de chegada no Alto do Malhão. “Também com o desempenho da equipe. Foi uma situação complicada em uma etapa difícil, com um grupo de fuga de 20 ciclistas e um ataque de Wout van Aert”.
“Conseguimos manter a calma em todas as situações, graças também à experiência de alguém como Mikel Landa. Estou muito orgulhoso”.
Problema mecânico afetou desempenho de Evenepoel
No entanto, a etapa final não foi sem desafios para o ciclista belga. Durante os últimos 20 km da corrida, Evenepoel experimentou problemas com o trocador dianteiro de marchas em sua bicicleta, o que não permitiu que ele mudasse para o disco menor durante a escalada. Isso o forçou a pedalar em uma marcha maior do que ele normalmente usaria, o que certamente afetou seu desempenho.
“Estou com sentimentos mistos”, admitiu ele. “Por causa do problema mecânico, tive que fazer toda a subida com o disco grande, embora eu prefira girar. Como resultado, meus músculos estavam esgotados na luta final e eu simplesmente não tinha energia sobrando para a disputa final. É uma pena, acho que poderia ter vencido hoje.”
Próximo desafio
Apesar da decepção, Evenepoel estava ciente de que a vitória geral era o prêmio mais importante. “É um ótimo resultado”, disse ele. “Eu deveria estar feliz. Eu realmente queria vencer aqui, mas é assim que é a vida. Já estou ansioso para as próximas corridas do meu calendário”.