Tobias Foss utilizará um disco gigante durante o UAE Tour, peça é muito maior que a utilizada por Remco Evenepoel

Na Volta ao Algarve deste ano, o ciclista belga Remco Evenepoel chamou a atenção na sua vitória durante o Contrarrelógio da 4ª etapa, pela utilização de um gigantesco disco de 62 dentes.

Esforço Sobrenatural

Para os simples mortais, a ideia de pedalar com um disco de 62 dentes, pode soar nada menos que aterrorizante. Então, talvez alguns leitores se surpreendam ainda mais ao saber que essa não é a maior opção disponível para os ciclistas profissionais do World Tour.

Um Passo à Frente

Se Evenepoel deu o que falar com o disco de 62 dentes no Algarve, o ciclista Tobias Foss, da Ineos Grenadiers, acaba de superá-lo. Seu segredo? Um massivo disco de 68 dentes que foi instalado em sua bicicleta de Contrarrelógio antes da etapa do UAE Tour.

girodociclismo.com.br image 19

Foss conseguiu essa impressionante façanha por conta da etapa 2 do Contrarrelógio da UAE Tour, que será completamente plana, com apenas algumas curvas e um percurso de apenas 12 km.

O Futuro do Ciclismo

O diretor esportivo da Ineos Grenadiers, Oli Cookson, considera que essa tendência de aumentar o tamanho do disco provavelmente continuará. “Eu acho que você provavelmente verá isso se tornando mais comum em outras equipes também”, disse ele.

“Eu não vou entrar na ciência por trás disso, mas dependendo do percurso e do ciclista, trata-se de eficiência e ser o mais rápido possível.”

Foss, que agora é colega de equipe de Filippo Ganna, mudou-se da Jumbo-Visma (agora Visma-Lease a Bike) para a equipe britânica Ineos Grenadiers durante o inverno. Ele vai estrear com uma Pinarello Bolide no Contrarrelógio do UAE Tour.

girodociclismo.com.br tobias foss utilizara um disco gigante durante o uae tour peca e muito maior que a utilizada por remco evenepoel image 3
Foss com o imenso disco

Tobias Foss tentará reverter um fraco ano de 2023

Apesar de ser um dos favoritos na prova de Contrarrelógio nos Emirados Árabes, Foss terá de enfrentar uma forte concorrência. Para ganhar, ele precisará melhorar significativamente seu desempenho em relação à temporada passada, onde não conseguiu vencer uma única prova de contrarrelógio individual durante o ano todo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.