Icônica ascensão do Tour de Flanders ameaçada após deslizamento completo
Em exatamente um mês, os ciclistas irão subir a Paterberg durante a E3 Saxo Classic. Uma semana depois, aquela icônica subida nas Ardennes Flamengas será a última ladeira no Tour de Flanders. No entanto, ainda é incerto se o pelotão será capaz de escalar esses paralelepípedos para cima…
A estrada para a Pater, uma longa e perigosa descida por estradas estreitas, está atualmente fechada a todo o tráfego devido a desníveis no solo. O solo desapareceu completamente ao longo de 50 metros de um lado da estrada. O culpado é o forte volume de chuvas nas últimas semanas.
A estrada se mantém estável, mas a lateral da pista se deslocou
“Hoje, apenas o lado deslizou”, disse o escrivão de Obras Públicas, Willem-Jan Baert, ao jornal Het Nieuwsblad. “A estrada em si ainda está intacta. Mas estamos fechando a estrada porque tememos que as vibrações possam causar mais desníveis no chão. O bloqueio também desapareceu, ele está cinco metros mais abaixo, o que o torna inseguro.”
Reparos estão agendados
Enquanto isso, o município recebeu uma proposta de um empreiteiro. “Ele promete que tudo estará pronto quando a E3 Saxo Classic passar por aqui. Isso será em 22 de março. O Tour de Flanders é uma semana depois. É um ponto crucial. Os ciclistas aceleram forte para o pé do Paterberg”.
O empreiteiro estima que o trabalho levará duas semanas. “Esperamos que ele possa começar em 1º de março. É claro que todos os envolvidos estão estressados.”
Plano B em prática se necessário
Existe, felizmente, um Plano B caso os trabalhos não sejam concluídos a tempo. “A corrida continuará, pegando a próxima rua. Eles terão que fazer um desvio. Eles terão então que fazer uma curva acentuada onde a terra agora desapareceu até o asfalto.”
“Se ainda houver problemas, serão utilizados blocos de concreto e Boplans para tornar a curva segura, pois esse caminho é o único caminho para o Paterberg. É provável que os ciclistas enfrentem desafios durante os testes da E3. Já sabemos disso agora.”