A 5ª etapa do UAE Tour foi o terceiro sprint massivo da competição e o primeiro que Mark Cavendish disputou. De fato, o Manxman estava em uma posição forte e a liderança da Astana Qazaqstan Team funcionou perfeitamente, mas de acordo com a equipe, o vento contrário selou suas chances de vencer.
“Tivemos um trabalho incrível feito pelo (Gleb) Syritsa, (Michele) Gazzoli e também Dmitriy Gruzdev e, infelizmente, Cav não conseguiu ir até a linha de chegada”, disse o diretor de equipe Mark Renshaw à GCN após a etapa.
“Ele teve que acelerar cedo, mas ele está realmente feliz e eu também estou satisfeito. É complicado, tivemos um vento cruzado de aproximadamente 20km/h, foi um vento cruzado oscilante. Então, com essas condições, a estrada larga e uma etapa fácil, é realmente difícil determinar o momento perfeito.”
Desempenho dos outros ciclistas
Tim Merlier é o único sprinter que tem terminado consistentemente entre os primeiros nesta semana e conquistou duas vitórias de etapa. Cavendish esteve ausente em dois sprints, mas hoje estava ombro a ombro com os melhores.
Michael Morkov conseguiu colocá-lo na posição certa, mas um sprint precoce o fez perder as pernas nos metros finais. Ele cruzou a linha de chegada em 17º lugar.
“Acho que o Cav teve uma posição absolutamente perfeita e a equipe se saiu excepcionalmente bem. Ver o Mørkøv entregar o Cav nos 250m/300m finais, nos dá um grande positivo para o dia”, conclui Renshaw, de olho no Tour de France.