Omloop Het Nieuwsblad: Jan Tratnik vence após grande reviravolta, confira a classificação e assista a chegada
A espera pelas Clássicas dos paralelepípedos chegou ao fim na manhã deste sábado. A Omloop Het Nieuwsblad começou em Ghent e a temporada realmente começou para muitos ciclistas do World Tour.
Finalmente as faixas de paralelepípedos como o Muur van Geraardsbergen e o Bosberg, foram os pontos decisivos nos últimos vinte quilómetros de prova.
A fuga do dia
A fuga do dia foi composta por 9 ciclistas: Lars Boven (Alpecin-Deceuninck), Samuele Battistella (Astana), Alexis Gougeard (Cofidis), Sander De Pestel (Decathlon-AG2R), Manlio Moro (Movistar), Sean Flynn (DSM-Firmenich PostNL), Frank van den Broek (DSM-Firmenich PostNL), Elias Maris (Flanders-Baloise) e Jelle Vermoote (Bingoal-WB) tentaram a sorte na loteria da Omloop Het Niewsblad.
No entanto, apesar da fuga ter conseguido uma vantagem de 4 minutos, as principais equipes com interesse na vitória, não deixavam as coisas saírem do controle, principalmente com Visma-Lease a Bike, Soudal QuickStep e INEOS Grenadiers tomando à frente do pelotão. Então um grupo de 23 ciclistas separou-se em direção ao grupo da frente de uma só vez.
Grupo de 6 favoritos se forma
Logo após uma quebra no grande grupo, um grupeto de 6 fortes ciclistas foi formado. Matteo Jorgenson, Wout Van Aert e Christophe Lapporte pela Visma-Lease a Bike, Tom Pidcock (INEOS Grenadiers), Toms Skujiņš (Lidl-Trek), Gianni Moscon (Soudal QuickStep) e Arnaud De Lie ( Lotto Dstny) estavam neste grupo.
Fuga alcançada e novo ataque
Jorgenson atacou com pouco mais de 20 km para o fim. À medida que a perseguição ao americano acontecia, o pelotão alcançou os perseguidores. Incrivelmente, quando a corrida passou por Bosberg, Jorgenson foi pego pelo pelotão que estava compacto, faltando pouco mais de 11 km para a linha.
No entanto a Visma-Lease a Bike ainda tinha forças e Jan Tratnik logo contra-atacou. Ele foi acompanhado por Nils Politt (UAE Team Emirates) e a dupla conquistou uma vantagem de 16 segundos na frente.
Faltando 2km ainda faltavam 15 segundos e a dupla começava a pensar em uma incrível vitória. Na reta final, Politt ficou preso na frente, com Tratnik fazendo seu movimento para dar a volta a algumas centenas de metros do fim. Tratnik finalmente acelerou e Politt não conseguiu responder, com Wout Van Aert vencendo o pelotão e chegando na 3ª posição.