Na terça-feira, João Almeida conseguiu conquistar a vitória na etapa do Monte Bondone. No entanto, na etapa de montanha até Val di Zoldo, o ciclista português, que lidera a equipe dos Emirados Árabes Unidos, teve que ceder mais de 20 segundos aos seus competidores Primož Roglič e Geraint Thomas. Mauro Gianetti, chefe da equipe, comentou que Almeida afirmou não ter se sentido muito bem desde o início da corrida, descrevendo seu desempenho como bom, mas não ótimo.
“João enfrentou alguns desafios hoje”, comentou Gianetti ao Eurosport, depois de João Almeida cair para a terceira posição na classificação geral. “Ele não estava se sentindo no seu melhor, mas não perdeu tanto terreno para seus dois concorrentes.”
Almeida teve que desistir durante a curta subida para Coi, depois de um ataque de Roglič, Thomas, Sepp Kuss e Eddie Dunbar. Ele minimizou os danos, mas nunca conseguiu realmente alcançar Roglič e Thomas. “Ele teve que fazer um esforço para voltar e também recuperar o fôlego”, disse Gianetti. “No entanto, nosso objetivo ainda é subir ao pódio. Ainda não chegamos lá. Estamos competindo contra Thomas e Roglič, que são verdadeiros campeões.”
“Estou ansioso pelo que vem amanhã, promete ser um espetáculo maravilhoso”, afirmou o chefe da equipe dos Emirados Árabes Unidos. “Roglič quer recuperar parte de seu atraso, Thomas quer terminar antes do contra-relógio, e João, é claro, quer se aproximar. Com certeza teremos uma boa disputa.”
Um importante auxiliar para Almeida na etapa final foi Jay Vine, que estava ditando o ritmo na subida de Coi. No entanto, ele cometeu um erro de julgamento na descida para Val di Zoldo, quase causando uma queda, o que obrigou Almeida a frear também.
“Estou bastante exausto. Acredito que todos estavam focados principalmente no dia de amanhã, quando enfrentaremos mais altimetria. Hoje foi um dia difícil, mas não extremamente difícil”, disse Vine no Eurosport. “João perdeu tempo em uma subida curta e íngreme. No entanto, ele conseguiu limitar as perdas de tempo. Minhas pernas estavam bem, mas cometi um erro na última descida. Amanhã vamos tentar novamente.”
Ganda João Bota Lume
O português nunca desiste vai te a eles
Obrigado pela participação amigo! Um grande abraço da editoria do Giro do Ciclismo.