Jovem promessa belga, Lennert Van Eetvelt avisa: “quero provar que me encaixo com Remco Evenepoel”
Em um notável ataque de energia, o escalador belga, Lennert Van Eetvelt, de 22 anos, mostrou sua capacidade na subida final para Jebel Haffet no UAE Tour, no último domingo. Vencendo a etapa, ele também acumulou segundos de bônus suficientes para lhe garantir a vitória geral.
Embora os principais atletas do mundo não estivessem competindo no deserto, Van Eetvelt conseguiu derrotar concorrentes significativos como Ben O’Connor e Pello Bilbao. Esta é a quarta vitória profissional de Van Eetvelt desde que assinou com a Lotto-Dstny na última temporada.
Além de suas conquistas recentes, Van Eetvelt também se destacou durante seu período de formação, vencendo a etapa rainha e terminando em segundo lugar no Baby Giro.
A estrela ascendente do ciclismo belga
Apesar de seu impressionante desempenho, Van Eetvelt adota uma postura humilde. “É cedo para me colocar na mesma frase que Remco Evenepoel e Cian Uijtdebroeks”, disse ele ao jornal Het Laatste Nieuws.
“Mas eu definitivamente quero provar que pertenço a essa lista. Em longo prazo, quero ter sucesso em grandes tours”. Van Eetvelt leva sua carreira muito a sério, tanto que alugou uma casa em Tenerife juntamente com seu compatriota e também talentoso ciclista, William Junior Lecerf. Lá, ele pode treinar sob o sol e nas montanhas, além de frequentemente dormir em uma barraca de alta altitude.
Encontro com Tadej Pogacar em breve
O maior desafio que Van Eetvelt enfrenta é no Contrarrelógio. “Há dois anos, eu fui campeão belga na categoria de jovens, mas hoje eu não venceria minha versão mais jovem. Meu nível como contrarrelogista caiu devido a toda essa escalada”, confessa.
O CEO da Lotto-Dstny, Stéphane Heulot vê uma real possibilidade de Van Eetvelt alcançar uma classificação no top 10 na Vuelta deste ano, que será seu segundo Grand Tour.
O próximo grande objetivo de Van Eetvelt é a Volta a Catalunya (18 a 24 de março), onde será desafiado por atletas do calibre de Pogacar, Kuss, Almeida e Uijtdebroeks.
“Vencer nos Emirados Árabes Unidos me deu confiança. Em vez de mirar no top 10, agora estarei mirando no pódio”, finaliza Lennert Van Eetvelt.