Oier Lazkano destacou-se no ano passado com várias vitórias notáveis, incluindo o campeonato nacional espanhol, demonstrando seu talento. Até agora, ele tem sido o piloto mais destacado da Movistar Team nesta temporada.
No entanto, segundo relatos da agência de notícias espanhola AS, a equipe não tem certeza se poderá mantê-lo para as próximas temporadas.
Depois de um início de temporada forte na Espanha, Lazkano surpreendeu ao vencer a Clásica Jaén Paraiso Interior. Ele aproveitou um vacilo na perseguição do pelotão, para garantir uma vitória impressionante na fuga.
“Não penso que tenha feito nada de outro mundo. Há seis meses, não era péssimo, nem agora sou ótimo. Tenho que tentar melhorar o máximo possível”, disse Lazkano em entrevista ao AS em agosto passado durante a Volta a Burgos, onde ganhou uma etapa.
Primeiro espanhol no pódio da Kuurne-Bruxelas-Kuurne
No entanto, sua progressão é impressionante. Com seu recente terceiro lugar na Kuurne-Bruxelas-Kuurne, prova onde competiu com ciclistas de renome como Wout van Aert e Tim Wellens, Lazkano se tornou o primeiro corredor espanhol da história a subir ao pódio do clássico belga.
O futuro de Lazkano
Assim, considerando a notável evolução de Lazkano e o fato de seu contrato com a Movistar terminar no final desta temporada, a consequência é clara: Lazkano não vai faltar ofertas para 2025 e anos seguintes.
De acordo com o AS, a equipe de Lazkano (representada por Giuseppe Acquadro e Koldo Fernández) está tranquila, pois a temporada ainda está no início, mas também admite uma negociação.
Ou seja, todas as ofertas que chegam serão ouvidas e analisadas, assim como uma possível renovação, se for proposta. Ainda não há nada decidido. E com certeza não será uma escolha fácil.