Utilização de aros sem gancho em bicicletas gerou polêmica na indústria do ciclismo. Após o acidente de Thomas De Gendt na UAE Tour na semana passada, o presidente da Associação de Ciclistas Profissionais (CPA), Adam Hansen, criticou publicamente a utilização de aros lisos em bicicletas.
“Se olharmos para as imagens da bicicleta de Thomas De Gendt, vemos que o pneu saiu, a espuma de segurança interna ficou presa no garfo e a roda dianteira travou”, disse Hansen ao tradicional site Velo após o acidente de De Gendt.
“Há muitas pessoas que querem proibir isso no pelotão, pois você pode literalmente derrubar outros ciclistas. Um dia haverá um grande acidente”, acusou Hansen.
Fabricante Vittoria rebate críticas
Em resposta, a Vittoria emitiu um comunicado defendendo o design sem gancho e apresentando outras possíveis causas para o acidente.
“Após o acidente de Thomas De Gendt na UAE Tour na semana passada, houve alguma discussão sobre o sistema sem gancho. É fundamental esclarecer que a falha do aro resultou de um impacto com um objeto, neste caso, uma pedra, e não está relacionada ao design dos aros sem gancho”, lê-se no comunicado.
A empresa continua: “A intensidade do impacto fez com que aro/roda se quebrasse de tal maneira que impediu que o pneu ficasse firmemente no lugar. A força foi tão intensa que rasgou o insert do pneu.”
Compatibilidade dos componentes não é o problema, diz Vittoria
A Vittoria enfatiza que o acidente de De Gendt não foi causado por incompatibilidade entre os componentes usados pela equipe de ciclismo. “O Vittoria Corsa PRO 28mm TLR passou por extensos testes em diversos aros sem gancho comerciais, incluindo os modelos Zipp (como 353NSW)”, diz o comunicado.
A Vittoria conclui: ” A compatibilidade foi validada por meio de testes laboratoriais, testes de campo externo e corridas, com comunicação oficial fornecida através do site da SRAM. Como membros da ETRTO, desenvolvemos constantemente nossos produtos em estrita aderência às normas da ETRTO, abrangendo tanto os padrões ETRTO atuais quanto os “Dados de Padrão Anterior (PSD)”.
Zipp também emitiu comunicado
O fabricante de rodas Zipp, que tem defendido os aros sem gancho nos últimos anos, também divulgou um comunicado oficial.
“A Zipp leva muito a sério o desempenho e a segurança de seus produtos”, afirmou um porta-voz da Zipp. “Em relação ao recente incidente no WorldTour, estamos investigando e trabalhando diretamente com as equipes e os pilotos para garantir que entendemos exatamente o que aconteceu. Assim que tivermos uma imagem clara, poderemos responder adequadamente.”